Mangia che ti fa bene!

alba-2010-024
Provavelmente em nenhum outro lugar voce achara essa maneira de comprar vinho. Somente na Italia é possivel encontrar um mini posto de vinho. Sim, isso mesmo. Um posto com bombas que vendem vinho igual gasolina. Cada cidadezinha produz seu proprio vinho e os custos de transporte impedem que sejam vendidos pra fora. Para isso vende-se na bomba por litro. O preco é muito baixo: 1 a 2 euros o litro!
sfuso_1
O vinho é uma bebida que está presente em praticamente todas as principais refeicoes do dia. A maioria dos restaurantes servem agua e vinho por padrao. Os vinhos entitulados “da casa” normalmente sao esses vinhos comprados por litro. Eles passam por um processo de producao um pouco menos elaborado que os vinhos “de marca”. Por isso custam menos. Porém, isso nao indica que o sabor é ruim. Muito pelo contrário! É excelente.
rosso-sfusoprodotti_tipici_siciliani_vino1
 028 san pellegrino chinotto cl.20
O chinotto é uma bebida refrescante muitissimo consumida na Italia. Ela se assemelha a um refrigerante e nao possui alcool. Sua coloracao é igual da Coca-Cola mas seu gosto é bem mais amargo apesar de trazer refrescancia e leveza ao paladar.
A bebida é produzida a partir da fruta Citrus myrtifolia. Acredita-se que a empresa San pellegrino foi a primeira a produzir essa bebida. Existem diversas marcas na Italia. Experimentem! Mas um aviso: ou voce vai gostar da bebida ou odiar. Nao existe meio termo!
chinotto-12470 4348ddb3-6618-4225-a65a-808f6b6e15e6
 
ricciarelli200712271
Os Ricciarelli são doces típicos da região da Toscana. Eles estão certamente no TOP 3, quando o assunto é sobremesa.
Feitos principalmente na cidade de Siena e arredores, esses doces são relativamente raros de serem encontrados. São predominantes na época do Natal, onde são degustados juntamente com vinho do tipo  Moscadello di Montalcino.
A origem desse doce é do século XIV. Variantes da sua receita original existem como, por exemplo, uma cobertura de chocolate.
Quem estiver passando por Siena, simplesmente não pode perder essa oportunidade de experimentar essa iguaria. Vá diretamente a uma confeitaria e coma o quanto puder!
Zoo__123_2349C35D-C6B2-45F8-80CD-362BBAC921AE_125_ ricciarelli alle mandorle

Panforte

chandaliers, panaforte 002O Panforte é um doce tradicional italiano, que tem sua origem estimada por volta do ano 1205 , no qual foram encontrados documentos que continham a receita.

Ele é servido como sobremesa e possui diversas frutas cristalizadas e nozes e amêndoas em sua composição.

panforte_siena_slices

Ele é tradicionalmente produzido em Siena, e umas das melhores marcas que pode ser encontrada nos supermercados, especialmente na época de Natal, é Panforte Sapori. Vale a pena experimentar!!

Siena Shopping Sapori_Panforte_200gm__77833

ALCACHOFRA

CARCIOFO Alcachofras constituem um dos ingredientes mais famosos dos pratos italianos. É possível encontra-los em diversos restaurantes e praticamente em qualquer supermercado e feira.

O alcachofra se trata de uma flor e pode ser comido em conserva ou cozido de forma inteiriça. Quando em conserva, são geralmente menores e possuem diversos temperos. São imersos em óleo de girassol e possuem condimentos que resultam em um sabor inigualável. É uma iguaria muito boa! Quando cozidos inteiros, são geralmente maiores e é possível aproveitar as folhas e a parte principal: o coração do alcachofra.

dsc02393
carciofi_alla_romana

Em Roma é possível comer alcachofras de diversas maneiras nos restaurantes mas basicamente existem duas formas principais: Carciofi alla Giudia e Carciofi alla Romana. O primeiro consiste na fritura do alcachofra e o segundo consiste em seu cozimento. Ambos são deliciosos e precisam ser experimentados. Restaurantes especializados nesses dois tipos são encontrados nos antigos bairros judeus em Roma.

É possível encontrar alcachofras no Brasil mas seus preços são bem elevados.Na Itália, quando vendidos em conserva seu preço varia em torno de 5 euros .

carciofi2  carciofi-alla-romanacarciofi-aglio-e-prezzemolo-artichokes-with-garlic-parsley500 carciofini-sottolio dsc02393 IMG_2115

Limoncello

limoncello

Esta bebida é tradicionalmente servida como um digestivo após as refeições mas pode ser degustada a qualquer tempo. Limoncello é um licor de limão produzido no sul da Itália, mas pode ser encontrada com facilidade em qualquer supermercado italiano e ate mesmo no Brasil.

O Limoncello também é uma ótima sugestão de souvenir e de presente , especialmente por ser uma bebida tipicamente italiana e algumas marcas possuírem garrafas com um formato bastante interessante

limoncello-bottiglie-speciale-zoom

Eu consegui a receita na internet para os que desejam realiza-la em casa.

Receita

  • 1 litro de álcool de cereais
  • 1 litro água
  • 15 limões
  • 500g de açúcar

Deixar a casca dos limões junto com o álcool em um recipiente fechado por 1 semana, agitando-o 1 vez por dia Juntar logo em seguida o resto dos componentes à mistura, aonde fica por mais 1 dia. Após esse período, a solução é coada e está pronto. Nos Estados Unidos é comum se beber como a vodka, em “shots” e gelada. Segundo a tradição siciliana, o limoncello é degustado como um licor.

pallini_limoncello lemoncello

FRAPPE

frappe
As Frappe são doces italianos fritos e recobertos de açúcar. Também são conhecidas como chiacchiere e possuem variações regionais de nome.

A sua invenção data do império Romano quando se fritava na banha de porco a pastella preparada.

Na Itália moderna, se trata de um doce produzido somente na época do carnaval. É muito difícil encontrar em outras datas.

São encontradas em docerias e supermercados.

frappe6OLYMPUS DIGITAL CAMERA

CROSTATA

mare_marsala_and_dried_fig_crostata_h

A crostata é uma espécie de torta doce muito difundida na Itália e também consumida em toda a Europa. A primeira crostata foi feita em 1465.

Ela possui recheios tradicionais de geleias que podem ser de pêssego, amora, laranja, etc. Outros recheios podem consistir de Nutella, creme, etc.

Link receita crostata com nutella: http://ricette.giallozafferano.it/Crostata-alla-Nutella.html

Crostata alla marmellata di fragole2 e Gamberi e avocado 001 crostata1 6a00d83420383753ef00e54f3a47168833-640wi

Grappa

SONY DSC

A grappa é uma bebida tipicamente italiana que data desde a Idade Media. Ela é consideravelmente forte já que sua graduação alcoólica varia de 37,5% a 60% .

Ela é feita da destilação de resíduos da uva . O seu sabor varia de acordo com o tipo de uva utilizado e processo de destilação realizado.

max470wc_grappa_bottles

Na Itália a grappa é servida como um digestivo ou para ser servida pós refeições. O propósito dela seria para ajudar a digestão de refeições pesadas. Utiliza-se grappa também em outras bebidas como no café.

O caffé corretto é feito com a adição de uma pequena dose de grappa ao café . Uma outra variação é o chamado Ammazzacaffe no qual o expresso é bebido primeiro e depois bebe-se doses de grappa servido em um copo separado.

20110615-caffe-correttoimages grappa _grappa_big

Spritz Time!

aperol-spritz

O Spritz é uma bebida típica do Norte da Itália especialmente da região do Veneto onde teve a sua origem. É possível encontrar nos bares e pubs , mas é possível também realiza-la em casa.

Exif_JPEG_PICTURE

No Brasil é um pouco mais complicado ter acesso ao Spritz pela dificuldade de encontrar o Aperol que é uma das bebidas que compõe o Spritz. Mas para quem se encontra na Italia ou que tenha acesso ao Aperol irei disponibilizar a receita!  Eu li que também é possível realizar com o Campari ( mais fácil de encontrar aqui no Brasil) , mas sempre experimentei a formula original , quem decidir substitui-lo conte nos depois o seu relato e diga se esta aprovado!

aperol-spritz-2

Ingredientes:

RECEITA:

* Gelo;
* 1 fatia de laranja (pode usar na borda do copo para decorar ou dentro dele);
* 3 partes de proseco;
* 2 partes de Aperol;
* 1 parte de água com gás ou club soda

spritz

VOV

6817501195_0cb4c855a7_z

VOV é uma bebida italiana pouco conhecida no mundo, mas de sabor único e muito bom. É consumido principalmente na época de inverno e nas estações de esqui. É um licor feito a partir de ovos e parece muito com o sabor do Zabaione italiano.  Não se assuste! Não tem gosto de ovos! É consumido puro ou juntamente com café e como calda de sorvete. Seu preço é muito baixo na Itália e vale cada centavo.

Ele é facilmente encontrado em supermercados e custa em torno de 10 euros.licor-ao-ovo-vov-zabaione_1_22-12-2011-12-12-34

Cappelletti

Cappelletti_in__brodo

Cappelletti, do italiano, pequenos chapéus, representam um prato largamente consumido na Itália. Ele parece muito com o tortellini mas a diferença está no recheio.Cappelletti e tortellini tiveram sua origem na Região da Emilia Romagna nas cidades de Bolonha e Modena , mas são consumidos largamente em toda a Itália .

Existem diversas maneiras de preparo mas pode-se consumir com caldo no estilo de uma sopa ou consumir com molho de tomate. Os recheios são variados e podem ser de ricota, carne e outros.Public_images_product_TortelliniBroccoli

É possível pedir em restaurantes pelo prato ou prepara-los em casa. Para aqueles não tão habilidosos na cozinha, é possível comprar tortellini e cappelletti na sua versão semi pronta nos supermercados por menos de 3 euros. Para fazer esses de supermercado basta  ferver na água por alguns minutos e, se quiser , acrescentar algum molho( chamado de brodo em italiano) ou algum outro ingrediente, fica a gosto. Não se assustem por ser um item que possa ser comprado no supermercado e ser feito tão rapidamente. O sabor é delicioso e vale muito a pena experimentar!

tortellinicappelletti+de+carne+sadiaThe-Cappelletti-Romagna

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s