Itália

Spritz Time!

aperol-spritz

O Spritz é uma bebida típica do Norte da Itália especialmente da região do Veneto onde teve a sua origem. É possível encontrar nos bares e pubs , mas é possível também realiza-la em casa.

Exif_JPEG_PICTURE

No Brasil é um pouco mais complicado ter acesso ao Spritz pela dificuldade de encontrar o Aperol que é uma das bebidas que compõe o Spritz. Mas para quem se encontra na Italia ou que tenha acesso ao Aperol irei disponibilizar a receita!  Eu li que também é possível realizar com o Campari ( mais fácil de encontrar aqui no Brasil) , mas sempre experimentei a formula original , quem decidir substitui-lo conte nos depois o seu relato e diga se esta aprovado!

aperol-spritz-2

Ingredientes:

RECEITA:

* Gelo;
* 1 fatia de laranja (pode usar na borda do copo para decorar ou dentro dele);
* 3 partes de proseco;
* 2 partes de Aperol;
* 1 parte de água com gás ou club soda

spritz

A Itália possui dois tipos de trem :  Freccia e Regionale

O trem Regionale são como o próprio nome indica, os trens regionais , os quais são mais lentos e mais baratos. Muitas vezes 50% ou 70% do valor que seria com o trem da linha Freccia . Esses trens são mais antigos , e não são tão confortáveis ou limpos como os da linha Freccia.

treno_regionaleFreccia_Rossa

O trens Freccia, que podem ser Rossa, Argento ou Bianca, são trens de alta velocidade e apresentam maior conforto e qualidade. Os preços são também mais elevados quando comparados ao Regionale.

3197212336_929c9fcb5f

Se a sua viagem não tem uma duração muito prolongada, vale a pena conferir a diferença entre o Regionale e o Freccia, em alguns percursos pode    chegar a mais de 4 horas. Se você estiver interessado em maior conforto e qualidade de viagem também sugiro o Freccia. Mas se em seus planos esta a economia e você não se preocupa com horários vá com o Regionale que o resultado final será o mesmo! Você chegara no destino pretendido e pagando menos!

paese-che-vai-treno-che-trovi-L-QC-FJc

Tornando o ticket Válido

No momento em que você compra uma passagem de trem na Italia você deve tornar este ticket válido. Para isso você não deve se esquecer de carimba-los antes de entrar no trem. Se você se esquecer de fazer isso você poderá ser multado caso o fiscal não acredite na sua inocência.

24217_338287718424_6421545_aman punching the ticket before boarding on a French train station

As máquinas de convalidação do trem geralmente encontram-se espalhados em diversos pontos da estação ferroviária. No próprio binário onde você ira pegar o seu trem ou perto das escadas você provavelmente ira encontrar um.

As passagens de trem da linha Freccia geralmente não precisam ser convalidados pois eles já apresentam impressos em seu próprio ticket o dia e hora do trem em que você esta utilizando e também o lugar de sua poltrona.

Ônibus na Itália

O transporte publico europeu possui características próprias de pais para pais. A particularidade apresentada pela Itália é que quando você deseja andar de ônibus é melhor você comprar sua passagem com certa antecedência nas tabaccheria.images Índice

É possível comprar o ingresso também dentro do próprio ônibus ou em raras vezes com o próprio motorista.

Na Europa os ônibus não apresentam catracas com cobrador. A entrada no ônibus geralmente é feita pela porta inicial,sendo a do meio destinada a saída dos passageiros.

163547056-89d8918e-e28e-4945-bfdf-8457085026a4 181328841-e2beca5b-c90f-4990-bb86-5c0e15733fb5

Genova - aumento biglietto trasporto pubblico

Em um primeiro momento parece que não há ninguém controlando a entrada dos passageiros sem o ticket. No entanto é comum ter fiscais a paisana dentro dos ônibus preparados para pegar esses “espertinhos” . Muitas vezes os fiscais entram nos ônibus , e o motorista bloqueia as portas, para exatamente verificar quem comprou a passagem ou não. Se você não tiver comprado e nem tiver validado seu ticket, levara multa. Por isso aconselho ir antes as tabaccheria e garantir seu ticket ou então comprar assim que entrar no ônibus.

Controllori e vigilantes su Bus e Metro  Bus_1279267232_thumbnail Bus 32, Rome, Italy

Grappa

SONY DSC

A grappa é uma bebida tipicamente italiana que data desde a Idade Media. Ela é consideravelmente forte já que sua graduação alcoólica varia de 37,5% a 60% .

Ela é feita da destilação de resíduos da uva . O seu sabor varia de acordo com o tipo de uva utilizado e processo de destilação realizado.

max470wc_grappa_bottles

Na Itália a grappa é servida como um digestivo ou para ser servida pós refeições. O propósito dela seria para ajudar a digestão de refeições pesadas. Utiliza-se grappa também em outras bebidas como no café.

O caffé corretto é feito com a adição de uma pequena dose de grappa ao café . Uma outra variação é o chamado Ammazzacaffe no qual o expresso é bebido primeiro e depois bebe-se doses de grappa servido em um copo separado.

20110615-caffe-correttoimages grappa _grappa_big

 

Panforte

chandaliers, panaforte 002O Panforte é um doce tradicional italiano, que tem sua origem estimada por volta do ano 1205 , no qual foram encontrados documentos que continham a receita.

Ele é servido como sobremesa e possui diversas frutas cristalizadas e nozes e amêndoas em sua composição.

panforte_siena_slices

Ele é tradicionalmente produzido em Siena, e umas das melhores marcas que pode ser encontrada nos supermercados, especialmente na época de Natal, é Panforte Sapori. Vale a pena experimentar!!

Siena Shopping Sapori_Panforte_200gm__77833

Limoncello

limoncello

Esta bebida é tradicionalmente servida como um digestivo após as refeições mas pode ser degustada a qualquer tempo. Limoncello é um licor de limão produzido no sul da Itália, mas pode ser encontrada com facilidade em qualquer supermercado italiano e ate mesmo no Brasil.

O Limoncello também é uma ótima sugestão de souvenir e de presente , especialmente por ser uma bebida tipicamente italiana e algumas marcas possuírem garrafas com um formato bastante interessante

limoncello-bottiglie-speciale-zoom

Eu consegui a receita na internet para os que desejam realiza-la em casa.

Receita

  • 1 litro de álcool de cereais
  • 1 litro água
  • 15 limões
  • 500g de açúcar

Deixar a casca dos limões junto com o álcool em um recipiente fechado por 1 semana, agitando-o 1 vez por dia Juntar logo em seguida o resto dos componentes à mistura, aonde fica por mais 1 dia. Após esse período, a solução é coada e está pronto. Nos Estados Unidos é comum se beber como a vodka, em “shots” e gelada. Segundo a tradição siciliana, o limoncello é degustado como um licor.

pallini_limoncello lemoncello

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s