Hostel

O que é um Hostel?

Hostel é local de hospedagem para jovens viajantes. É o local ideal para conhecer pessoas de todo o mundo e socializar.

Os hostels apresentam diversos tipos de quartos. Há quartos individuais , para casais e os coletivos. A maioria dos mochileiros optam por quartos coletivos.

Quando se viaja pela Europa , você passa a maior parte do tempo na rua,caminhando e conhecendo os lugares só retornando praticamente para dormir ou para participar dos eventos que o hostel oferece.

No entanto deve se ter em mente que hostels não servem para pessoas que tenham muitas frescuras. Você poderá dividir o quarto com 4, 6,8 ou 10 pessoas. E o banheiro poderá ser privado( ou seja somente para o seu quarto) ou coletivo ( localizado no hall  no qual você se encontra,sendo dividido com os demais quartos)

Há também a opção de quartos mistos ou apenas de um sexo.Se você souber escolher bem o hostel você não terá problema algum com quartos mistos.Todo mundo que esta ali tem os mesmos interesses que você , viajar e aproveitar as férias.youth-hostal_177756k27497-20120517195752-lb  27497-20120517195809hostel_wombats_munich   hostels-backpacking-europe3 lobby-at-wombats-munich wombats-city-hostel

É seguro se hospedar em hostel?

Os hostels oferecem diversos tipos de quartos e muitos deles são coletivos. Geralmente as pessoas que se hospedam em hostels tem os mesmos interesses que você e querem simplesmente aproveitar as férias e conhecer lugares novos.

Muitas pessoas não escolhem hostel pela economia de preço. Elas escolhem hostel pela vantagem de você poder conhecer pessoas de todo o mundo, se divertir mais e ter um ambiente multicultural. Quando você se hospeda em um hotel você fica limitado ao seu companheiro de viagem e é muito mais difícil de conhecer alguém.

padlock-unlocked-1280x1024

Os hostels tem um publico alvo para pessoas jovens.É muito mais fácil conhecer alguém nesse ambiente.Muitos dos hostels disponibilizam internet apenas no hall e não nos quartos exatamente para forçar a interação entre os turistas e assim proporcionar um ambiente mais agradável e divertido. Muitas pessoas viajam sozinhas , e para evitar o sentimento da solidão se hospedam em hostels para assim fazer novas amizades e ir aos lugares juntos.

Apesar do super ambiente que o hostel proporciona , não existe lugar 100% seguro. Não é aconselhável  confiar no seu colega de quarto por mais que ele pareça ser a melhor pessoa do planeta. Ele poderá ir embora no dia seguinte ou numa hora que você não esteja presente no quarto e sumir no mundo.Pode ocorrer também de algum outro turista fazer o check in e  perceber que alguém deixou pertences a vista e os levar e simplesmente sair do hostel e nunca mais voltar. Os hostels obrigam as pessoas a deixarem o numero do passaporte endereço e dados pessoais. Mas nem sempre os funcionários conferem tais dados com o documento e a falsificação pode ocorrer.Hostel_Lockers

Por isso é sempre bom deixar todos os objetos de valor guardados no armário com cadeado.Não deixe nada em cima da cama que seja de valor.E não esconda sua chave do armário embaixo do travesseiro.Não existe lugar mais obvio que este.

Se você sempre guardar sua mala e pertences no armário não terá risco nenhum se hospedar num quarto com 4, 5, ou 20 pessoas. Só é preciso ter olho vivo e guardar tudo com cuidado. Você pode estar na Europa mas não esta no paraíso. Lembre se sempre disso.

hostel-dorm-with-lockers tur-virtual-hostel-brasov-022_0

PUB CRAWL

Se você é um viajante solitário ou não sabe qual a melhor boate para frequentar na nova cidade, uma boa dica é seguir o pub crawl. Eles reúnem turistas de diversos hostels espalhados pela cidade e fazem  um esquenta em um dos principais hostels e depois os organizadores levam o grupo para diversos bares com shots inclusos e no final deste pequeno tour alcoólico eles deixam os turistas em uma grande boate da cidade.

Os preços e programação podem variar dependendo do pais em que você se encontra.Uma boa dica é checar no próprio site do pub crawl a programação ou perguntar nos hosteis por folders que tenham a programação deles.Em média os preços para participar do pub crawl giram em torno de 10 a 20 euros e o numero de bebidas inclusas também variam.

Alguns pub crawls levam os turistas a boates e bares bem clichês nos quais as pessoas que moram lá  geralmente não iriam. Esta seria uma ótima oportunidade para conhecer pessoas de todos os lugares do mundo, menos do pais no qual você se encontra. Mas tenha em mente que isso não é uma regra, isso varia muito de cidade para cidade. O pub crawl é uma ótima sugestão caso  você esteja fazendo mochilão e tenha vontade de ir para uma festa em uma plena segunda feira ou em algum dia da semana não tão cotado como sextas e sábados. Sempre vão ter pessoas viajando e a grande maioria conhece o pub crawl e ira optar por segui-los como sugestão de uma boa balada.    f8b18c0989181654c649934ac5925df8ded51ac4_8Ultimate_Party_Pub_Crawl_406_788pub_crawl_48_20120203_1814123444 shot-drinks-18 (1)

Preço de Hostel

Quando se planeja uma viagem um dos fatores mais importantes e que ira determinar quanto tempo e por onde você vai andar é o dinheiro. Para isso é sempre bom ter uma noção geral dos preços e do estilo de viagem que você pretende fazer.

Se você pretende fazer um mochilão e permanecer em hostel a media de preços é 25 euros. Mas isso é muito relativo. Depende da época que você esta indo e do dia.

Viajar em baixa temporada na Europa , como no inverno, pode ser bem vantajoso. Os preços dos hostels são mais atrativos. Existem vários hostels famosos em que a diária sem café da manhã incluso custa 10 euros. E não é qualquer hostel. Hostels como Wombats ou Saint Christopher apresentam tais valores em determinadas épocas. Por esses hostels serem os mais populares e os mais indicados dentre os sites de hospedagem como http://www.hostelworld.com e http://www.hostelbookers.com eles conseguem apresentar um preço mais atrativo. Esses hostels levam muito em conta o conceito de mochileiro que é viajar com economia e proporcionar um bom ambiente para os jovens.

Os preços das diárias tendem a subir quando se aproxima do final de semana. Portanto sexta sábado e domingo são os dias mais caros. Se estiver acontecendo algum feriado na cidade ou festa típica, fique atento que os preços também poderão subir.

É preciso ficar muito atento também quanto a reserva. Aconselho fazer a reserva somente nos períodos de alta temporada , ou festas de final de ano ou alguma outra festividade importante. Durante o ano novo ou oktoberfest por exemplo se você não realizar uma reserva com pelo menos 1 mês de antecedência ficara muito difícil de conseguir um lugar para dormir por um preço acessível. A vantagem de fazer a reserva com bastante antecedência é que o preço não vai estar tão alto como na véspera.

No entanto se você já sabe que o período não é tão atrativo a turistas é possível viajar sem reserva alguma. As únicas reservas de hostel que faço é  para o ano novo ou em determinados hostels que sei que são muito cotados por serem os mais famosos. Alem dessas ocasiões  isso é jogar dinheiro fora.

O preço dos hostels varia muito de pais para pais. Se você estiver viajando pelo leste europeu é fácil encontrar hostels de 10 euros e que incluem café da manhã e janta. É simplesmente inacreditável,mas existe!

Eu aconselho sempre fazer um orçamento acima do valor esperado. Você encontrara diversos hostels por 10 euros,mas como encontrara outros na faixa de 25 ou 30, faca uma media e calcule com uma margem maior de segurança para depois não passar apertos. Quanto mais dinheiro sobrar no final mais você vai ter para gastar nas lojas , em festas ou  numa próxima viagem!

4_marco_polo_hostel_reception_500

2 thoughts on “Hostel

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s