Vida na Holanda

Nesta área do site será possível acompanhar um pouco mais sobre a cultura e estilo de vida dos holandeses.

Crazy Dutch ?

Todos os países possuem estereótipos e que muitas vezes não condizem com a  realidade. Se você perguntar lá fora qual a imagem que eles tem dos brasileiros e brasileiras você não ficará muito feliz em ouvir. O mesmo acontece para os holandeses.

Quando você diz para alguém aqui no Brasil que você esta indo para a Holanda , a primeira coisa que acontece é a pessoa dar aquela risadinha e perguntar que que você vai usar ou que que você já experimentou, como se a Holanda se limitasse a drogas.frau_antje

Muitas pessoas vão para a Holanda e acham que o pais inteiro vive chapado e cheio de drogas e libertinagem e que tudo gira em torno disso.

Assim como todos os jovens, e ao contrario do que muitos pensam, quando eles vão as festas eles se comportam exatamente como os de qualquer outra nacionalidade. Geralmente o esquenta é feito com cerveja ou alguma outra bebida alcoólica.

A Holanda é muito diferente do tal estereotipo. Se você se limitar a Amsterdam e a grupinhos de turistas , provavelmente é isso que você vai conhecer do pais. No entanto se você se envolver e conversar com os holandeses você vai ver que as coisas são bem diferentes.

Claro que como em todo pais há os usuários de drogas. Não estou dizendo que lá não acontece. O que estou tentando dizer é que não é nada como as pessoas imaginam.

Se todos os holandeses passassem o dia entre maconha e red light acho que eles não seriam tão desenvolvidos e uma das potencias europeias.

 

Holandeses não Almoçam

Se você um dia for morar na Holanda ou passar umas férias convivendo com holandeses você vai ter uma trágica decepção. Eles não almoçam! Não da forma que nos estamos acostumados. E isso faz muita muita falta!
Os holandeses tipicamente almoçam apenas pão com presunto, ou queijo ou pasta de amendoim. Eles não preparam um almoçam nem cozinham nada. Eles comem alguma coisa rápida e pratica.

Nas lanchonetes da universidade, você não vai encontrar muitas opções. Geralmente apenas alguns tipos de sanduíches para comer. E dependendo da cidade em que você se encontra ate mesmo restaurantes sem opções de pratos para almoço. Apenas lanches.

--

Isso decorre da tradição holandesa. Durante muitos anos, para aproveitar a maior parte do dia com sol ( já que lá o dia no inverno começa a escurecer as 4 da tarde) eles iam para o campo de manha cedo , comiam muito rapidamente e continuavam trabalhando nas fazendas.  Por volta das 5 da tarde retornavam para a casa e finalmente jantavam.

Esse habito permanece ate hoje. Os holandeses não tem o costume de realizar um hot meal, e eles jantam as 5 da tarde. Raríssimas famílias jantam as 7 horas da noite.

É muito comum ir a restaurante as 5 da tarde e eles estarem lotados de famílias.É muito difícil se acostumar com esse habito, mas la eles consideram absolutamente normal.LunchHC1

LEITE

Outro habito holandês é beber leite. O leite lá realmente tem um sabor delicioso. Beber ele puro e diretamente da caixinha é algo normal. Não é preciso adicionar nem café, Nescau nem nada. Ele puro já é uma delicia.

melk

É muito comum durante as refeições eles beberem leite. Para nos é algo muito estranho você comer um prato com arroz, carne, molhos, verduras e pedir um copo de leite para acompanhar. As crianças ainda pedem  yogurt durante o jantar.Algo bem estranho e nada muito atrativo mas na Holanda é algo muito comum e normal.

nep-weidemelk-van-AH

UMA JANELA PARA O MUNDO

10597113

Uma coisa que você observa logo de cara quando visita a Holanda é o estilo das casas. Todas elas possuem janelas enormes e é possível acompanhar tudo que a pessoa faz dentro de casa.Não é muito educado obviamente, mas é irresistível não olhar para dentro das casas e dar uma espiada básica . Os holandeses já estão acostumados e praticamente nem notam essas enormes janelas. Mas como nos não estamos acostumados muito com essa ideia, nós acabamos nos tornando mais enxeridos e observando, quem está na casa, o que esta fazendo, que que tem lá dentro….

Amsterdam-house bar_moustache_amsterdam_utrechtsestraat

A explicação dessas janelas tão grandes é bastante simples. L U Z . Na Holanda a maior parte dos dias é nublado e chuvosos. Eles tentam aproveitar ao máximo a luz solar e para isso é preciso janelas enormes para permitir a maior entrada possível da luz.

canal-houseVoorkant huis 18-04-08 v2 web

O curioso disso tudo , e estranho para nós, são os baixos níveis de criminalidade.Você consegue saber a rotina da pessoa, verificar o que possuem dentro da casa, quantas televisões computadores tudo! E mesmo assim nada acontece. Realmente um exemplo de civilização. Quando indaguei a um amigo meu holandês sobre os baixos níveis de assaltos as casas ele disse que a comunidade holandesa é muito forte e eles sabem se há algum movimento estranho acontecendo nas casas ou se há alguém observando. Ainda vale ressaltar o detalhe que nenhuma casa apresenta grades ou cercas altas….

081102-presentatieboekje A3.indddKo572DRs3Lv

COMPRA DE BEBIDAS NA HOLANDA

Apesar de todo mundo pensar que na Holanda é tudo liberado, na verdade este pais é cheio de regrinhas…Pra começar apesar de você poder comprar cogumelos alucinógenos em um Smartshop e maconha em um Coffeeshop tranquilamente, Vodka, Whisky e outros destilados e super alcoólicos não poderão ser comprados em um supermercado.

No supermercado você irá encontrar apenas bebidas como cerveja,vinhos e bebidas não tão fortes.

Para comprar as bebidas mais fortes você deverá ir em lojas especiais. Geralmente não é difícil de encontrar elas são chamadas de Mitra. É só perguntar para qualquer jovem na rua e ele te indicara o mais perto de você !

superalcolici

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s