Transporte

REISPLANNER NS

Se você estiver viajando pela Holanda e deseja conhecer algo além de Amsterdam é bastante útil fazer o download em seu celular do aplicativo Reisplanner NS
Com ele é possível planejar a viagem e ter acesso aos horários de trem e suas devidas conexões.

20130726-121153.jpg

20130726-121220.jpg

9292

Um ótimo aplicativo é o 9292 , ele fornece os horários e percursos dos ônibus na Holanda. Ele possui um localizador que nos casos em que você se encontra perdido , sem saber aonde se encontra apenas para onde deseja ir , ele te dará a posição atual e indicara qual a parada de ônibus mais próxima para pegar o ônibus para seu destino.
O aplicativo é gratuito.

20130910-175207.jpg

ANDANDO DE BUS

Bem, comparado com outros países da Europa o preço das passagens de ônibus na Holanda são muito caras. Tudo bem que o sistema é excelente , são muito pontuais, geralmente não estão cheios e te levam para praticamente todos os pontos da cidade. Mas devo ressaltar que a Holanda é um ovo .Ela é muito pequena como pais. Se você quiser você consegue atravessa-la de carro em 2 horas. As distancias não são muito grandes, e dentro de uma cidade menor ainda.

O ticket único custa em torno de 2 euros,e em Amsterdam é em torno de 2,60. O ticket é também valido para o metro ,e valido durante 60 minutos.

No entanto acho muito difícil de você re utiliza-lo. Ou seja numa ida e volta num ônibus ou tram você vai gastar em torno de quase 10 reais para um percurso que você poderia fazer a pé em 20 minutos.

Caso você pretenda ficar por um período de tempo maior na Holanda eu recomendo comprar o OV-chip card , você compra esse cartão e você pagará apenas o trecho que você percorre. Funciona mais ou menos assim: é um cartão no qual você Poe creditos e toda vez que você entra no ônibus ( ou qualquer meio de transporte , incluindo os trens regionais) você faz o check in na maquininha que se encontra na entrada, e na hora de sair você faz o check out, e será debitado o valor equivalente ao trecho percorrido.OV_chip_174316x

A grande diferença entre ele e o ticket único, é que neste ultimo você paga um único valor independente da proximidade que você se encontra do destino.

Minha dica é que só vale a pena comprar o ov chip card se você pretende ficar vários dias na Holanda. E eu ainda sugiro que você explore a cidade a pé. Pra mim não há melhor maneira de se conhecer uma localidade do que caminhando. Faz bem, é super saudável e ajuda a emagrecer, e você ainda vai descobrir mil detalhes das cidades que de ônibus iriam passar despercebidas ou nem seriam encontradas.
Mais informações sobre o Ov- chipcard podem ser encontradas no site: http://www.ov-chipkaart.nl/?taal=en
O Ov-chipcard pode ser comprado nas estações de trem.
ov-chipkaart ovchipkaart_visual

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s