Holanda

Nesta área do site você encontrará dicas de roteiro de viagem pela Holanda, com curiosidades e informações sobre a cultura deste pais!

Crazy Dutch ?

Todos os países possuem estereótipos e que muitas vezes não condizem com a  realidade. Se você perguntar lá fora qual a imagem que eles tem dos brasileiros e brasileiras você não ficará muito feliz em ouvir. O mesmo acontece para os holandeses.

Quando você diz para alguém aqui no Brasil que você esta indo para a Holanda , a primeira coisa que acontece é a pessoa dar aquela risadinha e perguntar que que você vai usar ou que que você já experimentou, como se a Holanda se limitasse a drogas.frau_antje

Muitas pessoas vão para a Holanda e acham que o pais inteiro vive chapado e cheio de drogas e libertinagem e que tudo gira em torno disso.

Assim como todos os jovens, e ao contrario do que muitos pensam, quando eles vão as festas eles se comportam exatamente como os de qualquer outra nacionalidade. Geralmente o esquenta é feito com cerveja ou alguma outra bebida alcoólica.

A Holanda é muito diferente do tal estereotipo. Se você se limitar a Amsterdam e a grupinhos de turistas , provavelmente é isso que você vai conhecer do pais. No entanto se você se envolver e conversar com os holandeses você vai ver que as coisas são bem diferentes.

Claro que como em todo pais há os usuários de drogas. Não estou dizendo que lá não acontece. O que estou tentando dizer é que não é nada como as pessoas imaginam.

Se todos os holandeses passassem o dia entre maconha e red light acho que eles não seriam tão desenvolvidos e uma das potencias europeias.

FEBO

fu_image_240_w457_h333

Febo é uma linha de walk up food holandesa. A ideia foi revolucionaria, você pode pegar a comida em compartimentos localizados na parede. Você deposita o valor que gira em torno de 1,50 a 3,50 euros por item e retira sua escolha quentinha!

É muito fácil e pratico! E eu acho delicioso! Não consigo resistir, toda vez que vejo um Febo eu acabo comprando alguma coisa!

Eles servem croquete, sanduíches   , hambúrgueres, batatas fritas , frikandel! Tem também opções de croquetes vegetarianos.

Alguns podem ficar temerosos com essa ideia de pegar o alimento de compartimentos na parede, mas eu nunca passei mal e nem ouvi relatos de alguém que tenha. Febo vive lotado, apesar de ser um local no qual você retira rapidamente sua comida, ele esta sempre cheio e tem muitaaa saída! E a todo momento os funcionários estão repondo os itens nas prateleiras!

Se você não quiser pegar diretamente da parede, tem como você pedir para o funcionário no balcão.

É muito barato e gostoso! Vale a pena experimentar!!

É possível encontrar o Febo na maioria das cidades holandesas e também nas estações de trem.

FEBO-1 febo 183471_203493422999566_3417065_n

Efteling

sized_Incanto Images, Winter Efteling,Efteling,Kaatsheuvel,sprookjesbos,Marerijk, klein duimpje,  INC_5331

Efteling é o maior parque temático da Holanda , localizado na cidade de Kaatsheuvel. Quem tiver a oportunidade não pode deixar de dar uma passadinha la!

As atrações temáticas são incríveis. O parque é dividido em seções . Há uma área que é reservada a recontar e recriar ambientes que fazem parte dos famosos contos de fadas europeus , e muito próximas das versões originais, ou seja nem sempre tem um final feliz e servem mais para disciplinar as crianças.

Efteling -blog3 a6d624.efteling--hans-en-grietje SONY DSC

Há também uma parte do parque em que você entra em um barquinho e faz um passeio de quase 20 minutos em volta de um enorme lago,no qual você pode observar as casas tipicamente holandesas, pontes ,moinhos , e outros ambientes recriados em miniatura para acompanhar o passeio.

DSCN6780 DSCN6784 DSCN6786 DSCN6769

O parque possui também diversos ambientes no qual eles recriam lendas holandesas e europeias, e em uma delas você entra em um compartimento , e depois de ouvir uma historia , entra em uma sala e fica sentando em um banco junto com os demais, e apesar de você não mudar de posição tudo a sua volta gira. O que era chão vira teto, as paredes trocam de localização, mas você continua imóvel. O mais estranho disso é que você pode jurar que é você que esta girando, mas você continua em um banco que é praticamente fixo. É muito incrível!

Neste parque, também é possível encontrar montanha russas, barco piratas e muitas outras atrações. No final do dia, eles realizam um show em frente a um lago e ao Castelo de uma das Fadas . Jatos de água acompanham uma musica e muita cor e iluminação seguem o som da musica encerrando as atividades do parque de maneira triunfal.

Efteling_-_python efteling_flying_dutchman14_2 Pagode_-_Efteling

animaatjes-efteling-19069 Efteling 047 [640x480]

O parque inteiro é decorado com o tema de Fadas, e varias áreas são separadas conforme o nome dessas. A única desvantagem do parque , é que diversas atrações são apresentadas em língua holandesa, então muita parte das historias contadas ficam perdidas para aqueles que não conseguem compreender.

SONY DSC Vogel Efteling-2012-05-13-at-16-22-14

O valor do ingresso custa em torno de 40 euros. O passe é valido para o dia todo . Se você comprar em supermercados ou na loja Hema é  possível encontrar  descontos. No site é possível verificar também em determinadas épocas descontos para a compra on line.

O parque também funciona na época de inverno, e o curioso é que eles decoram todas as estátuas do parque com artigos de frio! Ainda não tive a oportunidade de ir nesta época, mas deve ser uma experiência bastante legal!

Há também como uma das atrações, um espetáculo medieval, no qual eles recriam toda uma historia que  possui batalhas, cavalos, águias e monstros de 5 cabeças que lançam fogo pela boca!

DSCN6766 DSCN6752 DSCN6746 DSCN6748 DSCN6750

Um dia , é muito pouco para ver e participar de todas as atrações. O parque possui um hotel em que quase todos os  quartos são temáticos e em sua diária inclui o ticket de entrada ao parque. Eu vou disponibilizar tanto o link para  o Hotel como para o parque.

290911hotel-02

Para chegar ao parque é possível ir de trem a partir de Amsterdam , Utrecht e Zwolle e depois, a partir de Hertogenbosch é possível  pegar um ônibus ate o parque . Se você se encontra em Den Haag, Rotterdam,Breda ou Maastricht você deve ir ate Tilburg e depois pegar o ônibus. As indicações se encontram no próprio site do Efteling : http://www.efteling.co.uk/EN/EN-Home/thepark/Location-ampamp-route.html

Link para o site do parque : http://www.efteling.co.uk/

Link para o Hotel: https://www.efteling.com/Solution/ContentPage.aspx?id=EN-EFTELINGHOTEL&ch=ENG

Efteling_-_Papier_hier

images3efteling13

Pancake!

4915_MEDIUM

Como já é frisado pelo clássico estereotipo holandês , outra guloseima que você não poderá deixar de experimentar são as panquecas. Há restaurantes especializados em servir panquecas.Tem de diversos sabores desde doces a salgadas. Vale muito a pena conferir , tem restaurantes que são em barcos nos canais holandêses , acho que essa seria uma ótima opção para viver um pouquinho mais do universo holandês.

Maple Syrup on Pancakespancakes 2

Apesar dos holandeses possuírem vários estereótipos e que nem todos muito condizentes, o das panquecas é pura verdade. Eles comem e adoram! E com toda razão, são deliciosos!

No supermercado é possível comprar em caixinhas e basta adicionar leite e colocar na panela por alguns minutos e  já estará pronto!

Pancakes-food-31733098-1440-9003216282080_96584e32c4

Waffles!

waffle Dizem que os belgas são os melhores  em  chocolates, batatas e waffles. Bom, quanto ao chocolate belga e as batatas eu não tenho duvidas, no entanto os melhores waffles que eu já comi não foram na Bélgica.Toda vez que eu vou para a Bélgica eu  faço questão de comprar um waffle com a esperança de dessa vez comer o melhor waffle do mundo…mas até hoje  isso ainda não aconteceu. O melhor waffle que eu já comi foi na Holanda. Muitos gostosos mesmo. E se você quiser levar alguns na viagem para comer a qualquer hora ou trazer para o Brasil eu recomendo comprar os do supermercado Albert Heijn. Eles vem numa embalagem e continuam gostosos por bastante tempo!

Nos supermercados da Holanda você também pode encontrar com vários sabores, de chocolate, morango dentre outros!Eu recomendo o tradicional, com apenas umas partes crocantes de açúcar no meio. Muito muito lekker!

PICT3060   5224589845_2c2347802athe-crunchy-of-belgian-waffles-in-brusselsspringamsterdam-waffle-stand

UMA JANELA PARA O MUNDO

10597113

Uma coisa que você observa logo de cara quando visita a Holanda é o estilo das casas. Todas elas possuem janelas enormes e é possível acompanhar tudo que a pessoa faz dentro de casa.Não é muito educado obviamente, mas é irresistível não olhar para dentro das casas e dar uma espiada básica . Os holandeses já estão acostumados e praticamente nem notam essas enormes janelas. Mas como nos não estamos acostumados muito com essa ideia, nós acabamos nos tornando mais enxeridos e observando, quem está na casa, o que esta fazendo, que que tem lá dentro….

Amsterdam-house bar_moustache_amsterdam_utrechtsestraat

A explicação dessas janelas tão grandes é bastante simples. L U Z . Na Holanda a maior parte dos dias é nublado e chuvosos. Eles tentam aproveitar ao máximo a luz solar e para isso é preciso janelas enormes para permitir a maior entrada possível da luz.

canal-houseVoorkant huis 18-04-08 v2 web

O curioso disso tudo , e estranho para nós, são os baixos níveis de criminalidade.Você consegue saber a rotina da pessoa, verificar o que possuem dentro da casa, quantas televisões computadores tudo! E mesmo assim nada acontece. Realmente um exemplo de civilização. Quando indaguei a um amigo meu holandês sobre os baixos níveis de assaltos as casas ele disse que a comunidade holandesa é muito forte e eles sabem se há algum movimento estranho acontecendo nas casas ou se há alguém observando. Ainda vale ressaltar o detalhe que nenhuma casa apresenta grades ou cercas altas….

081102-presentatieboekje A3.indddKo572DRs3Lv

ANDANDO DE BUS

Bem, comparado com outros países da Europa o preço das passagens de ônibus na Holanda são muito caras. Tudo bem que o sistema é excelente , são muito pontuais, geralmente não estão cheios e te levam para praticamente todos os pontos da cidade. Mas devo ressaltar que a Holanda é um ovo .Ela é muito pequena como pais. Se você quiser você consegue atravessa-la de carro em 2 horas. As distancias não são muito grandes, e dentro de uma cidade menor ainda.

O ticket único custa em torno de 2 euros,e em Amsterdam é em torno de 2,60. O ticket é também valido para o metro ,e valido durante 60 minutos.

No entanto acho muito difícil de você re utiliza-lo. Ou seja numa ida e volta num ônibus ou tram você vai gastar em torno de quase 10 reais para um percurso que você poderia fazer a pé em 20 minutos.

Caso você pretenda ficar por um período de tempo maior na Holanda eu recomendo comprar o OV-chip card , você compra esse cartão e você pagará apenas o trecho que você percorre. Funciona mais ou menos assim: é um cartão no qual você Poe creditos e toda vez que você entra no ônibus ( ou qualquer meio de transporte , incluindo os trens regionais) você faz o check in na maquininha que se encontra na entrada, e na hora de sair você faz o check out, e será debitado o valor equivalente ao trecho percorrido.OV_chip_174316x

A grande diferença entre ele e o ticket único, é que neste ultimo você paga um único valor independente da proximidade que você se encontra do destino.

Minha dica é que só vale a pena comprar o ov chip card se você pretende ficar vários dias na Holanda. E eu ainda sugiro que você explore a cidade a pé. Pra mim não há melhor maneira de se conhecer uma localidade do que caminhando. Faz bem, é super saudável e ajuda a emagrecer, e você ainda vai descobrir mil detalhes das cidades que de ônibus iriam passar despercebidas ou nem seriam encontradas.
Mais informações sobre o Ov- chipcard podem ser encontradas no site: http://www.ov-chipkaart.nl/?taal=en
O Ov-chipcard pode ser comprado nas estações de trem.
ov-chipkaart ovchipkaart_visual

STROOPWAFEL!!

Se você estiver viajando pela Holanda um item que você não poderá deixar de comprar é o stroopwafel!

stroopwafel

Stroopwafel foi originalmente criado no século 18 e faz parte até hoje da cultura holandesa. Apesar da difícil pronuncia, ele é uma espécie de biscoito com um recheio de caramelo( pode ser encontrado com outros). É vendido nos supermercados por um preço muitooo acessível. Por menos de 2 euros você compra um pacotinho com uns 6.

Mas a melhor opção é comprar na feira, ou mercadinhos dos finais de semana. Eles preparam na hora e te servem quentinho.É uma delicia. Você não pode sair da Holanda sem experimentar e sem levar alguns na mala!

stroopwafelassorti_1stroopwafels_g

COMPRA DE BEBIDAS NA HOLANDA

Apesar de todo mundo pensar que na Holanda é tudo liberado, na verdade este pais é cheio de regrinhas…Pra começar apesar de você poder comprar cogumelos alucinógenos em um Smartshop e maconha em um Coffeeshop tranquilamente, Vodka, Whisky e outros destilados e super alcoólicos não poderão ser comprados em um supermercado.

No supermercado você irá encontrar apenas bebidas como cerveja,vinhos e bebidas não tão fortes.

Para comprar as bebidas mais fortes você deverá ir em lojas especiais. Geralmente não é difícil de encontrar elas são chamadas de Mitra. É só perguntar para qualquer jovem na rua e ele te indicara o mais perto de você !

superalcolici

ZAANDAM 

Zaandam é uma cidade única e interessante e que fica a aproximadamente meia hora de Amsterdam. Nela se encontra o famoso hotel Inntel que possui um desenho arquitetônico um tanto quanto psicodélico.

Zaandam é uma cidade pequena a qual pode ser vista em menos de um dia. Apesar do hotel ser altamente atrativo não há grande necessidade de se hospedar já que a parte principal da cidade pode ser vista em um curto intervalo de tempo.

Quando você chega de trem você já percebe seu estilo único com o design de sua estação de trem. Explorando a cidade você encontra moinhos com um padrão diferente dos tradicionais e casas com cores e estruturas únicas.

Apesar das casas apresentarem um estilo único, elas não são abertas para visitação já que há pessoas morando normalmente. Há um museu na cidade chamado de Zaans Museum , no qual é possível encontrar a historia e cultura da região de Zaans. Eu não cheguei a visita-lo, mas quem tiver interesse em se aprofundar nas características e  peculiares dessa região poderia ser uma ótima opção.

Para os amantes de arquitetura e design a cidade é um ótimo exemplo de criatividade e modernidade. Vale muito a pena conferir!

inntel-hotels-amsterdam zaanse-schans Hotel_Inntel_Zaandam_WAM_Architects_1 old-mill 6273526-Canal_side_houses_Zaandam6273529-Windmill_Zaandam 

ARNHEM

Arnhem é uma cidade que possui a  ArtEZ Institute of Art ,um das melhores escolas  de moda e design da Holanda. A cidade apresenta também obras famosas do artista Jits Bakker.

Por possuir muitos estudantes dessa área, ela tende a ser uma cidade em que seus moradores expressão bastante a arte e possuem estilo próprio e inovador de se vestir.

A cidade, apesar de não muito grande, apresenta um o Open Air Museum, que é um museu aberto ,no qual você explora em uma área ao ar livre a historia e cultura holandesa.  Para quem visitar a cidade este deve ser um ponto obrigatório. Eles recriam casas , moinhos e cenários holandeses. Você passará algumas várias horas explorando o local e interagindo com os objetos de época. É muito interessante a experiência. Vale a pena conferir!
Como eu visitei na época de inverno as atividades do museu não estavam sendo apresentadas completamente. No verão eles colocam também personagens vestidos e interpretando a vida local camponesa.

A cidade ainda apresenta outros pontos turísticos que valem a pena serem conferidos. O parque da cidade possui diversas estátuas interessantes e é possível realizar um delicioso passeio de bicicleta.

O zoo Burg eh um zoológico no qual os animais ficam soltos e eh possível durante o passeio conhecer o “Deserto” ,a “Africa”,o “Safari” e o “Oceano” que são ambientes nos quais são recriados os habitats dos animais.

6203109-Burgers_ZOO_Ocean_Arnhem (1)    burgers-zoo-arnhem62232936223293-Well_meet_in_England_Arnhem6223295Arnhem2  p341581-Amsterdam-Arnhem_Open_Air_Museumposters7arnhemarticle2

Ahhh as Tulipas!

O meu grande sonho sempre foi ver aqueles famosos campos de tulipas holandesas. No entanto as  6 vezes que visitei a Holanda sempre foram no inverno e eu não me conformava com o fato de vê-las apenas em fotos ou nas lojas de souvenir ou floriculturas.

Minha grande decepção ocorreu em julho de 2012 quando fui a Holanda no verão.  A minha impressão era que quando  estivesse mais quentinho e com sol, os enormes campos holandeses estariam preenchidos com tulipas de todas as cores. Durante toda a minha estadia , e viajando de carro e trem durante um mês não vi uma tulipa sequer!

Os famosos campos com tulipas que vemos nos cartões postais são encontrados durante a primavera e algumas cidades apresentam zonas e jardins de visitação para aqueles que gostariam de vê-las mais de perto.

Como sugestão de localidade eu sugiro a cidade de: Keukenhof . Ela é  conhecida como o Jardim da Europa, e é o maior campo de flores do velho continente. Ela fica próxima a cidade de Lisse que está localizada a aproximadamente meia hora de Amsterdam. Na primavera tem um ônibus que sai de Schiphol ou de Amsterdam Central a cada meia hora e te deixa em frente ao parque. O ticket do ônibus mais a entrada no parque fica tudo em torno de 23 euros.

Amsterdam-Tulip-Fields-NetherlandsNetherlands-2Exif_JPEG_PICTUREtulipsfieldsinholland6

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s